8 dicas para tirar manchas de mámores

O mármore é uma pedra sensível às reações químicas e a limpeza e preservação do brilho dependem de detalhes como a utilização de produtos químicos e o desgaste devido ao atrito.

Portanto, a regra inicial e mais importante na limpeza e conservação desse tipo de mineral é evitar a utilização de produtos químicos em contato com o material no dia-a-dia.

Além disso, para evitar desgastes no piso, recomenda-se a utilização de tapetes nas entradas, para limpar os sapatos das partículas de fora que são trazidas para dentro, como poeira, grãos e areia.

A Marmoraria Senhor do Bonfim, especialista neste material, indica que, para limpar e remover partículas menores em cozinhas e banheiros,é recomendável o uso de um pano umedecido com água ou uma solução de água com detergente especial para pedras, de PH neutro.

Mas há outras manchas mais graves, como as que não saem e requerem polimento. Portanto, vamos conhecer 8 formas para tirar esse tipo de sujeira do mármore e deixá-los mais brancos e brilhantes. Vamos às dicas:

01. Manchas escuras ou amareladas

Se houver manchas, sejam elas escuras ou amareladas, a dica inicial é utilizar uma mistura de água com vinagre, esfregar com uma escova pequena e, em seguida, passar um pano úmido.

02. Ferrugem

Em bancadas de mármore de cor clara que apresentam manchas de ferrugem, a melhor dica é esfregar um limão cortado pela metade. Isso fará com que a pedra pareça nova. Em seguida, passar um pano úmido e logo depois secar com um tecido seco e macio.

03. Vinho ou café

Manchas de vinho e café podem ser retiradas com uma solução de água (500 ml) e 3 colheres de sopa de bórax. Esfregue com uma escovinha e depois passe um pano úmido.

04. Brilho para a bancada

Outra dica para fazer as bancadas de mármore brilhar é a seguinte sequência: jogar sal, esfregar com um pano molhado e em seguida enxaguar e secar com um tecido seco e macio.

05. Brilho para o piso

Mais uma dica para fazer os pisos de mármore voltar a brilhar é esfregá-los com um pano molhado em uma solução de água oxigenada (um copo) e água (12 copos).

06. Manchas profundas

Manchas profundas recomenda-se lixar a superfície levemente. Portanto, nesse caso deve-se procurar a ajuda de profissionais que trabalhem com polimento de mármore.

07. Queimadura

Marcas de queimadura, como cigarros, só saem com polimento. Portanto, nesse caso deve-se procurar a ajuda de profissionais que trabalhem com polimento de mármore.

08. Tinta

Manchas de tinta saem facilmente se você umedecer o local com água oxigenada e um pouco de amoníaco. Em seguida, passar um pano úmido e logo depois secar com um tecido seco e macio.

IMPORTANTE!

Se, durante a limpeza do mármore, você utilizar substâncias corrosivas, como as citadas acima (vinagre e limão, por exemplo) não deixe essas substâncias em contato com a pedra por muito tempo, porque pode ter um efeito contrário e piorar o problema. Aplique o produto, esfregue a área manchada rapidamente e, em seguida, enxague imediatamente.

E em casos de polimento e manchas que não saem de forma alguma, recomendamos sempre procurar um especialista.

Postagens recentes

Deixe um comentário